JUNTA DE SERVIÇO MILITAR INICIA ALISTAMENTO 2019

A Prefeitura Municipal de Brumado e 18ªJunta  de Serviço Militar informam que o prazo para o alistamento no serviço militar já começou. A partir de quarta-feira, 2 de janeiro, os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem fazer o seu alistamento no endereço https://www.alistamento.eb.mil.br, A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. As mulheres não atuam no serviço militar em tempos de paz.

O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, os que forem selecionados para prestar o serviço militar serão incorporados ao Tiro de Guerra e os dispensados serão encaminhados à Junta de Serviço Militar para requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Essa opção só é feita na etapa de seleção.

Vale lembrar que após o dia 30 de junho, o cidadão ainda poderá comparecer à Junta de Serviço Militar para fazer o alistamento, quitar a multa de R$ 4,27 e ser encaminhado à seleção do ano seguinte.

Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, emprego com carteira assinada, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Serviço alternativo

Há ainda a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir às Forças Armadas. Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, o jovem precisa entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo.

Isenção do Serviço Militar

Todos os cidadãos que possui algum tipo de deficiência física ou mental que o impeça de prestar o Serviço Militar, deverão alistar-se normalmente e comparecer à Junta de Serviço Militar para fazer o requerimento do Certificado de Isenção.

Nome social

Durante a inscrição, os jovens podem optar por registrar o nome social. Para tanto, é necessário levar a certidão de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e o requerimento do uso do nome social à Junta Militar. 

O horário de atendimento na Junta de Serviço Militar 018° - Brumado é de 07:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00.


   Compartilhar no Facebook    Compartilhar no Whatsapp