Escola Municipal Professora Joselita Meira de Carvalho realiza exposição do Projeto Consciência Negra

A Escola Municipal Professora Joselita Meira de Carvalho, localizada na Fazenda Tamboril, realizou no dia 25 de novembro a exposição do produto final do trabalho desenvolvido com o Projeto Consciência Negra. Na oportunidade, os alunos apresentaram os resultados dos trabalhos sobre a temática desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Atendendo à obrigatoriedade da lei 10.639/2013, de levar para a sala de aula mais sobre a cultura afro-brasileira e africana, do que a escravidão negra no Brasil, a escola desenvolveu o projeto intitulado “Consciência Negra”, com o objetivo de promover uma reflexão e resgate da identidade negra, bem como valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes na escola e fora dela.

O projeto foi um caminho para que, através do conhecimento sobre as raízes africanas, os alunos pudessem abolir o racismo e, através das suas apresentações, mostrarem não só o sentimento de repúdio ao racismo, como também o sentimento de pertencimento e valorização do homem negro.

Os trabalhos foram expostos em stands que versavam sobre a culinária africana, história da chegada dos negros ao Brasil, contos, danças e músicas africanas, personalidades negras e artesanato. Os alunos deram um show de interpretação e conhecimento, emocionando toda a comunidade presente. Para coroar o momento festivo, houve um desfile para empoderamento e exaltação da beleza das professoras e  alunas negras da escola.

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, parabeniza a equipe da escola pelo belíssimo trabalho desenvolvido com os alunos.

Veja mais imagens abaixo.

   Compartilhar no Facebook    Compartilhar no Whatsapp