Secretaria Municipal de Educação promove Rede de Experiências do Programa Pacto Estadual

Na tarde da última sexta-feira (08), por volta de 14h30, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu a Rede de Experiências do Programa Pacto Pela Educação, com o tema: Ciclo de alfabetização: olhares sobre as experiências pedagógicas e de gestão no âmbito do programa.

A Rede de Experiências teve como objetivo promover diálogos e reflexões a respeito dos caminhos percorridos ao longo do processo formativo desencadeado pelo Programa Pacto Estadual no ano de 2017, nas unidades escolares.

As atividades desenvolvidas na Rede de Experiências foram organizadas em mesas, compostas pelos Professores Articuladores das Unidades Escolares do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e pela Equipe do NALFA (Núcleo de Alfabetização). Cada mesa contemplou um subtema:

·         MESA 1 - A leitura deleite e a contação de história, o tempo para gostar de ler;

·         MESA 2 - A roda de leitura e oralidade numa perspectiva interdisciplinar;

·         MESA 3 - Da aquisição da escrita à produção de texto - escrevendo do seu jeito;

·         MESA 4 - Matematizar com jogos, conversando e registrando: uma brincadeira que deu certo;

·         MESA 5 - A gestão do NALFA e as dimensões estratégicas:

- Formação continuada

- Acompanhamento pedagógico

- Avaliação e monitoramento

- Mobilização Social   

Na ocasião, os presentes nas mesas dialogaram sobre a concepção teórica abordada no Programa Pacto Estadual, a sua metodologia (tempos didáticos) e descreveram as experiências exitosas e práticas pedagógicas promovidas em cada unidade de ensino.

Estiveram presentes no evento os Professores do Ciclo de Alfabetização das Unidades Escolares Municipais; os Professores Articuladores; a Coordenadora Pedagógica do Programa Pacto, Professora Patrícia Maria; a Coordenadora local do Programa, Professora Rosilene Lobo; o Coordenador da UAB e Formador Estadual, Professor Elielson Teixeira; e a Secretária Municipal de Educação, Professora Acácia Gondim Ribeiro.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Programa, a Professora Patrícia Maria, a Rede de Experiências foi um momento significativo que proporcionou a reestruturação de ações pedagógicas desenvolvidas por cada profissional envolvido no processo de formação, pois constantemente foram instigados a refletir sobre as práticas e as especificidades de cada aluno para que, de fato, a aprendizagem esteja viva em cada canto da Rede Municipal de Educação de Brumado.

A Secretária Municipal de Educação agradeceu a todos envolvidos no programa e parabenizou pelo excelente trabalho desenvolvido.

Veja mais imagens abaixo.

   Compartilhar no Facebook    Compartilhar no Whatsapp